Ana Dias lidera a África Austral

0
10

As questões ambientais a nível do continente estão sob a alçada do Departamento da Economia Rural e Agricultura da União Africana, que nomeou as Primeiras-Damas parceiras e líderes locais da campanha de combate ao uso do plástico.

Para a África Austral, a “campeã” é a Primeira-Da-ma de Angola, Ana Dias Lourenço, que é coadjuvada pela sua homóloga do Botswana. Na África Central, a campanha é liderada pela Primeira-Dama do Congo, que tem como “co-campeã” a Primeira-Dama do Gabão. Para África Oriental, as eleitas são as Primeiras-Damas do Rwanda e do Quénia, ao passo que para África do Norte foram indicadas as Primeiras-Damas do Egipto e da Mauritânia.
As Primeiras-Damas da Gâmbia e do Gana respondem pela região Ocidental.

Elogios aos membros
A “Declaração das Primeiras-Damas de África, de Addis Abeba, de 10 de Fevereiro de 2019” elogia os Estados-membros da União Africana que já tomaram medidas internas sobre a matéria, proibindo o uso de plástico, tendo em conta os efeitos que exerce sobre o ambiente.
No documento, as Primeiras-Damas encorajam os Estados-membros da União Africana a encontrar soluções inovadoras que sirvam de alternativa ao uso do plástico, incluindo conhecimentos indígenas, numa tácita alusão aos cestos artesanais e artefactos afins.
Na nota da campanha, apresentada, o Departamento da Economia Rural e Agricultura da União Africana salienta que há uma preocupação crescente em rela-ção ao alto volume de sacos plásticos espalhados pelas capitais dos países-mem-bros. “Estima-se que o plástico representa cerca de 10 por cento do lixo que geramos”, lê-se no documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here