EDUCAÇÃO Concurso público para professores já está aberto

0
143

Candidatos a professores concorrem, desde segunda-feira, a 20 mil vagas num concurso público do Ministério da Educação (MED), para reduzir a carência de docentes e melhorar a qualidade de ensino no país.

O MED vai contratar 8.675 professores para o ensino primário, 6.183 para o I ciclo, 540 bacharéis para as escolas do II ciclo e 4.602 licenciados.

Além dos candidatos formados nas escolas de formação de professores a nível médio e superior, o MED está a dar possibilidade a técnicos formados em outras áreas de concorrerem e serem contratados de acordo com as necessidades do sector.

As províncias onde haverá maior número de contratação de professores são Luanda (2650), Huíla (1584), Benguela (1376), Huambo (1372) e Cuanza Sul (1414).

Setenta mil novos professores é a cifra que o país necessita para a cobertura total do sector adequando assim o rácio professor/aluno aos números aceitáveis.

Os candidatos têm cerca de 20 dias para fazerem entrega dos documentos, nas repartições locais da Educação, no sentido de participarem do concurso público.

Entre outros requisitos, os candidatos devem ser de nacionalidade angolana, ter idade não inferior a 18 anos, nem superior a 35, possuir habitações literárias em técnico médio, bacharelato e licenciatura obtidas, preferencialmente, no ramo do ensino.

O governo provincial de Malanje abriu hoje, terça-feira, o concurso público de ingresso ao sector da Educação, sendo que os candidatos vão concorrer para mil e 174 vagas.

Trata-se de vagas para professores do ensino primário diplomados do 6º escalão, do I ciclo do ensino secundário diplomados do 6º escalão e professores do II ciclo do ensino secundário diplomados do 6º e 8º escalão.

Em declarações à Angop, a propósito do concurso, o chefe de Departamento dos Recursos Humanos da Direcção Provincial da Educação de Malanje, Piedade Delgado, disse que o número de vagas cedidas vai servir para reduzir a carência de professores e melhorar a qualidade de ensino na região.

Referiu que para se chegar ao número de mil e 174 vagas foi feito um trabalho com base nos dados estatísticos fornecidos pelos gabinetes de Educação dos 14 municípios da província de Malanje.

A Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologias da Lunda Sul tem disponíveis mil vagas para novos professores, que começaram a fazer a inscrição para o concurso desde segunda-feira.

Os candidatos vão concorrer a 425 vagas para professores do ensino primário diplomado do 6º escalão, 325 para professores do I ciclo do ensino secundário diplomado do 6º escalão, 70 para professores do II ciclo do ensino secundário diplomado do 8º escalão e 180 para professores do II ciclo de ensino secundário diplomado do 6º escalão.

As candidaturas em Saurimo devem ser apresentadas na Escola do Amor do Povo, Escola 17 de Setembro e no Instituto Médio Politécnico.

A província da Lunda Sul conta com mil e 483 salas de aulas onde estudam 243 mil e 744 alunos, sendo que as aulas são asseguradas por mais de três mil professores.

Na província do Cunene, o sector da Educação colocou à disposição dos candidatos seiscentas e 86 vagas para novos professores, cujo concurso público começou hoje, terça-feira.

Em declarações à Angop, na cidade de Ondjiva, a directora provincial da Educação do Cunene, Soraya Kalongela, explicou que serão admitidos 450 professores do ensino primário diplomado do 6º escalão, 124 para professores do I ciclo do ensino secundário diplomado do 6º escalão e 112 professores do II Ciclo do ensino secundário de igual escalão.

Salientou que cada administração municipal vai realizar o concurso em função das quotas atribuídas, sendo que os candidatos terão o prazo de 20 dias para efectuar as inscrições.

Considerou o número de vagas insuficientes, embora reconhece que a admissão de novos professores vai ajudar minimizar a carência de docentes na província do Cunene.

A província do Cunene regista um défice de mil e 185 professores em todos subsistemas de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here