7 dicas para conservar a bateria do seu smartphone

0
116

Quem nunca passou pela angústia de ver a bateria do smartphone indo embora e não ter onde carregar? Apesar de as baterias dos aparelhos estarem cada vez mais robustas, dificilmente você passará um dia sem depender da tomada.

Isso acontece por conta das diversas funcionalidades dos smartphones: aplicativos, GPS, bluetooth, Wi-Fi e tantos outros recursos, mas também pela falta de alguns cuidados. Confira algumas dicas que podem prolongar a vida da bateria dos smartphones.

Não deixe a bateria do smartphone zerar

Ao contrário do que muitos dizem, no dia a dia não é recomendado deixar os celulares sem bateria. Atualmente, a maioria dos smartphones conta com baterias de íons lítio, e quando esses dispositivos chegam a zero carga, eles podem se tornar perigosos. Para reduzir os riscos de explosões, a orientação é de que a bateria do smartphone seja mantida sempre com, no mínimo, 40% de carga.  Apesar disso, é interessante deixar o smartphone descarregar totalmente uma vez por mês.

Não deixe a bateria do smartphone atingir 100%

Pode parecer estranho, mas carregar baterias de íons lítio até 100% pode atrapalhar o seu desempenho. Pensando nisso, aquela prática de deixar o smartphone na tomada durante toda a noite pode ser bastante prejudicial. Para otimizar a funcionalidade da bateria, o ideal é colocar o celular para carregar quando atingir os 40% e retirá-lo da tomada com 80%.

Cuidado com as altas temperaturas

Um dos principais erros dos consumidores é a exposição dos smartphones ao calor. Para se ter dimensão de como a temperatura pode ser prejudicial aos aparelhos, uma bateria de íons lítio em um local a 25ºC pode perder 20% de sua capacidade ao ano.

Prefira utilizar carregadores originais

Seguindo as recomendações das fabricantes, o mais indicado é sempre utilizar carregadores originais. Isso acontece porque os carregadores vêm com padrão de voltagem e amperagem compatíveis com o aparelho. Assim, caso você opte por usar um carregador não-original, busque um com valores aproximados ao da fabricante para não prejudicar a bateria do smartphone.

Evite utilizar carregadores sem fio

Apesar de práticos, os sistemas de carregamento sem fio podem causar superaquecimento por excesso de carga. Enquanto o carregador de smartphone tradicional funciona cortando a energia quando a carga está completa, a maioria dos carregadores por indução dispersam calor.

Evite utilizar carregadores veiculares

Como a entrada dos carregadores veiculares fica próxima ao motor dos carros, corre-se o risco de superaquecimento. Justamente pelo fato de as altas temperaturas serem extremamente maléficas para o funcionamento da bateria do smartphone, a prática não é recomendada – exceto em casos de emergência.

Evite usar o smartphone durante o carregamento

Já se sabe que o calor é o pior inimigo das baterias de smartphones, e o superaquecimento é exatamente o que acontece quando se usa o aparelho durante a recarga. Além disso, o carregamento demorará mais com o consumo de energia de aplicativos e de conexão com a rede.

Tem mais dicas para conservar bateria de smartphone? Conte para a gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here