Banana pode ajudar a dormir melhor, além de reduzir a ansiedade e o estresse

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Comer banana quando a fome aperta é uma coisa que quase todo mundo faz. No entanto, há um consenso popular de que comer a fruta durante a noite pode fazer mal à saúde. Mas, será que isso realmente é verdade?

 

A banana é uma fruta capaz de prover inúmeros benefícios, uma vez que é rica em fibras, potássio, vitaminas A, B6 e C. Devido a presença das fibras solúveis, ela é ótima para saciar a fome e, de fato, é um dos alimentos mais recomendados para ser comido a noite. Assim, ao contrário do que muita gente pensa, ela não faz mal – mas apenas se não for comida em excesso, é claro.

A banana é especialmente boa para quem malha e tem intenção de ganhar massa muscular. De acordo com a nutróloga Bárbara de Almeida, do site Mania de uma Dentista, quando dormimos há um aumento na liberação do hormônio do crescimento e síntese proteica. Logo, para termos uma noite de sono satisfatória, que nos recupere do esforço feitos pelos músculos durante o dia, além de aumento da massa muscular, os benefícios da fruta são necessários para ajudar nesta fase.

 

Uma vez que é rica em triptofano, um percursor da serotonina que ajuda na regulação do sono, a fruta ainda ajudará a reduzir a ansiedade causada pelo estresse diário, promovendo boas noites de sono.

Além disso, a vitamina B6 (piridoxina) presente na banana, tem um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbonos, gorduras e proteínas, e é essencial para o funcionamento das vias responsáveis pela síntese de serotonina e sua ação celular. Logo, a vitamina B6 pode ajudar a prevenir insônia.

 

Entretanto, apesar dos benefícios apresentados, os especialistas costumam fazer uma ressalva a uma espécie de banana em particular, a prata. Isso porque, ela possui um tipo de fibra mais recomendada para tratar diarreias. Isso significa que, para pessoas que sofrem com constipação (intestino preso), o problema pode ser agravado.

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